"Meus estudos científicos proporcionaram-me grande satisfação, e estou convencido de que logo o mundo inteiro reconhecerá os resultados de meu trabalho." Gregor J. Mendel



25.3.10

A Vida

O austríaco Johann Mendel nasceu no dia 20 de julho de 1822. Por influência de um professor, de nome Schreiber, começou a se interessar pelas ciências naturais. De família pobre, teve que trabalhar para ajudar a pagar os custos de sua escola. Tinha o sonho de ser professor, mas não possuía o dinheiro para poder se formar como tal. Mais tarde em sua vida ingressou um mosteiro. Lá, ao receber as ordens sacras, teve seu nome mudado para Gregor e em 1847 se tornou um monge. Em 1851, Mendel estudou Historia Natural na Universidade de Viena, onde adquiriu seus conhecimentos e investiu em suas teorias, com a ajuda dos dotes que herdou de seu pai, um fruticultor. Começou suas pesquisas em 1856, utilizando ervilhas para descobrir como funcionava a passagem das características dos pais para os filhos. Porém, em 1868 ao se tornar abade de seu mosteiro, ganhou muitas ocupações ali e acabou por abandonar seus experimentos. Morreu em 6 de janeiro de 1884, sem nenhum reconhecimento de seus estudos, o que só foi acontecer dezesseis anos após sua morte.

As Descobertas


Antes dos estudos de Mendel, acreditava-se que as características de um indivíduo eram o resultado da mistura das características de seus pais. Essa era uma teoria defendida inclusive por Charles Darwin, mas foi derrubada através do experimento feito por Gregor, utilizando ervilhas.
O monge começou suas pesquisas com o objetivo de entender como funcionava a passagem hereditária de características. Começou então a fazer experimentos cruzando pés de ervilhas, entre outras plantas. Percebeu que a “geração”, fruto do cruzamento não possuía uma mistura das características dos progenitores.
A partir da repetição desses experimentos, Gregor estabeleceu cinco princípios que se aplicam a todos os seres vivos até hoje:Cada característica física de um organismo vivo é produto de um “fator hereditário” especifico, que Mendel concebeu como gene.
 Esses fatores hereditários existem aos pares nos seres vivos.
  Com respeito a cada uma dessas características, apenas um dos dois fatores existentes na mãe e um dos dois existentes no pai são transmitidos a cada um dos filhos.
  Existe uma probabilidade igual de que qualquer um dos fatores da mãe e qualquer um dos fatores do pai sejam herdados pelos filhos.
• Alguns fatores são dominantes, outros, recessivos.

E desenvolveu as Três Leis da Hereditariedade:
• Primeira lei: O tipo hereditário da descendência não é intermédio em relação aos tipos dos progenitores. Apenas predomina um deles. Se se cruzarem duas variedades bem definidas de uma mesma espécie, o descendente híbrido mostrará as características distintivas de um dos progenitores (característica dominante).
• Segunda lei: A característica recessiva é latente e manifestar-se-á na seguinte generação, resultante de se cruzar os híbridos entre si. Três quartos irão mostrar a característica dominante e um quarto a característica recessiva.
• Terceira lei: Cada uma das características puras de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc.) transmite-se à seguinte geração de forma independente entre si, seguindo as duas primeiras leis.


Exibido pelo Discovery Channel, o vídeo trata do experimento de Mendel, considerando sua descoberta uma das 100 Maiores Descobertas da Genética.

Da Decepção ao Reconhecimento


Gregor começou a dar conferências sobre suas descobertas para a Sociedade de Estudos de Ciência Naturais de Brunn, mas desapontou-se ao perceber que as pessoas não se interessaram pelas informações de como a hereditariedade funcionava.  Seu estudo acabou sendo publicado na revista da Sociedade de Brunn, onde pediu 40 exemplares, dos quais envio 12 para cientistas, inclusive Darwin. O único que não ignorou sua descoberta foi Nageli, que lhe escreveu, pedindo mais informações, mas não estava realmente interessado na teoria. Assim, seus estudos não tiveram repercussão no meio científico, talvez pelo fato de Mendel ter baseado suas conclusões em material estatístico, numa época em que a matemática ainda não era empregada em biologia. Sua obra permaneceu ignorada até o início do século XX, quando alguns botânicos, em pesquisas independentes, chegaram a resultados semelhantes e encontraram as publicações da Sociedade de Brünn. E então ele finalmente foi reconhecido por suas descobertas e ficou conhecido como o “pai da Genética Moderna”.
Considerada por Jean Rostand "uma obra-prima da experimentação e da lógica, marcando etapa decisiva no estudo da hereditariedade", a obra de Mendel exerceu grande influência em áreas como fisiologia, bioquímica, medicina, agricultura e até nas ciências sociais.

Rap Sobre Gregor Mendel

O vídeo a seguir foi feito por estudantes na Inglaterra, um rap que resume a vida de Gregor Mendel.



Tradução:
"Existia um monge austríaco chamado Gregor
Ele percebeu algo que nunca tinha sido feito antes.
Gregor Mendel era seu nome
Ele se perguntou porque algumas vezes
As pessoas são parecidas
Usando ervilhas, ele analisou sua altura
Trabalhando dia e noite,
primeiro ele cruzou uma ervilha alta com uma baixinha
As que nasceram eram todas altas.
Então ele cruzou duas dessas altas
E o que ele percebeu?
De quatro árvores, uma era baixinha
E as outras três, altas
E qual foi sua conclusão?
Para ele, não havia dúvida:
As características eram definidas
por genes hereditários,
dominantes ou recessivos
Seu trabalho acabou por ser um tanto profético:
Era o começo da Genética Moderna."