Antes dos estudos de Mendel, acreditava-se que as características de um indivíduo eram o resultado da mistura das características de seus pais. Essa era uma teoria defendida inclusive por Charles Darwin, mas foi derrubada através do experimento feito por Gregor, utilizando ervilhas.
O monge começou suas pesquisas com o objetivo de entender como funcionava a passagem hereditária de características. Começou então a fazer experimentos cruzando pés de ervilhas, entre outras plantas. Percebeu que a “geração”, fruto do cruzamento não possuía uma mistura das características dos progenitores.
A partir da repetição desses experimentos, Gregor estabeleceu cinco princípios que se aplicam a todos os seres vivos até hoje:Cada característica física de um organismo vivo é produto de um “fator hereditário” especifico, que Mendel concebeu como gene.
Esses fatores hereditários existem aos pares nos seres vivos.
• Com respeito a cada uma dessas características, apenas um dos dois fatores existentes na mãe e um dos dois existentes no pai são transmitidos a cada um dos filhos.
• Existe uma probabilidade igual de que qualquer um dos fatores da mãe e qualquer um dos fatores do pai sejam herdados pelos filhos.
• Alguns fatores são dominantes, outros, recessivos.
E desenvolveu as Três Leis da Hereditariedade:
• Primeira lei: O tipo hereditário da descendência não é intermédio em relação aos tipos dos progenitores. Apenas predomina um deles. Se se cruzarem duas variedades bem definidas de uma mesma espécie, o descendente híbrido mostrará as características distintivas de um dos progenitores (característica dominante).
• Segunda lei: A característica recessiva é latente e manifestar-se-á na seguinte generação, resultante de se cruzar os híbridos entre si. Três quartos irão mostrar a característica dominante e um quarto a característica recessiva.
• Terceira lei: Cada uma das características puras de cada variedade (cor, rugosidade da pele, etc.) transmite-se à seguinte geração de forma independente entre si, seguindo as duas primeiras leis.
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